Bem vindo ao Anti-Religiosidade!

Combatendo heresias e compartilhado o amor e unidade do Evangelho,

sem estruturas, hierarquias ou complicações.


Em Cristo e se estamos na maturidade da fé, devemos ser nossos próprios pastores, nossos próprios sacerdotes, não tomando o grupo de Éfeso como exemplo, que eram tão "crus" na palavra que movido pelas circunstâncias. Foi preciso nomear pastores homens para os ajudarem na edificação da palavra para os iniciantes, meninos na fé, que estavam no leite, pois além de não terem a palavra por escrito, estavam sendo enganados conforme explica Paulo em (Efésios 4: 11-14). Não sigamos esse exemplo, mas o exemplo de Cristo. Jesus não deixou homens para que estes imponham autoridade sobre você, Ele deixou unicamente discípulos (Mateus 23:5-8). Agora saiba, nenhum discípulo é superior a seu mestre, portanto, qualquer que seja a ordenança, ritual, mandamento ou invencionice criada por qualquer discípulo que Jesus não tenha mandado praticar, seja anátema, antes cheque nos Evangelhos.


Devemos ser guiados no ensino da Escrituras até determinado tempo, até alcançarmos entendimento de unidade de fé, e conhecermos a obra do Filho de Deus conforme o Evangelho.

Efésios 5:13-14
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Chega um momento que já não somos mais meninos no conhecimento do Evangelho, ou seja, sabemos a elementaridade do Evangelho. Não devemos estagnar-nos na meninice espiritual a vida toda.

Hebreus 5:12
Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
Hebreus 5:13
Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
1 Coríntios 3:2
Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
Aquele que não é mais um menino na Fé, chegou na maturidade e plenitude de uma fé viva, o Espírito do Pai habita nele, ele produzirá frutos. E se o Espírito do Pai habita nele, não há necessidade que ninguém o ensine, pois o espírito o faz.

1 João 2:27
E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
Em Cristo todos devemos em algum momento chegar a maturidade, e absorvermos a Palavra de forma autônoma. E não temos mestres e nem chamamos ninguém de mestre quando estamos na sintonia do Evangelho do Único Mestre.

Mateus 23:9-11
E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo.
Mateus 23:11-12
O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Em Cristo devemos ser sacerdotes.

1 Pedro 2:5
Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo.
1 Pedro 2:9
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Não há respaldo para um líder espiritual ser encarregado de pregar o evangelho enquanto os outros trabalham para sustentá-lo. Todos que caminham e seguem o Evangelho da Graça e recebem a adoção do Pai através de Jesus são sacerdotes. Portanto a obrigação de anunciar o Evangelho é de cada um de nós. Todos devemos anunciar, e não pagar para os outros fazerem isso em nosso lugar. Será que todos nós devemos viver de caridade? Imagina se todo mundo que fosse pregar o evangelho vivesse de caridade? Seguindo a lógica, ninguém iria trabalhar? Devemos trabalhar e anunciar o evangelho seguindo o exemplo de Jesus e dos discípulos, é obrigação de cada um de nós.

Nessa altura você pode estar pensando: Mas eu preciso ouvir a Palavra de Deus dos homens de Deus, eles anunciam o evangelho. Na verdade, o Evangelho já foi anunciado; está nas Escrituras. Nós só precisamos reafirmar o que já foi escrito, e não viver de invencionices proféticas. Ainda que se ensine algo que vá alem do que foi anunciado, tudo que vai além do que Jesus ensinou deve ser descartado. Ainda que chova sinais, prodígios e milagres. A revelação do espírito é sempre uma reafirmação do que está no Evangelho, e não a invencionice cinista. Assim, você já tem a palavra de Deus basta abri-la, e ler os Evangelhos. Pra quem não soube ler, hoje em dia existe até a bíblia falada.

Quer reunir-se (congregar)? Reúna-se (congregue) em casa, entre amigos, nas praças, em locais públicos, com espontaneidade, sem dinheiro, tudo de graça, de graça recebeste de graça daí.

Marcos Martins