Bem vindo ao Anti-Religiosidade!

Combatendo heresias e compartilhado o amor e unidade do Evangelho,

sem estruturas, hierarquias ou complicações.



O Anti-Religiosidade entrevistou o Ariovaldo Júnior.

Ariovaldo Carlos Junior pertence a Igreja chamada Manifesto Missões Urbanas (Ministério Sal da Terra) em Uberlândia-MG, onde reside. Dedica-se a completar a árdua tarefa de terminar algum dos livros que começou a escrever. Casado com Marina desde 2005 e pai de Pedro desde 2010.Tem viajado o Brasil e alguns países da América Latina compartilhando experiências sobre Plantação de Igrejas Emergentes e Evangelismo Criativo para a Pós-Modernidade.
Confira como foi a entrevista:
Blog Anti-Religiosidade: Como e quando foi seu encontro verdadeiro com Jesus?
Pr. Ariovaldo Jr.: Fui evangelizado por um amigo ainda na Escola, através de um disco de Death Metal cristão. Resisti o quanto pude ao que vi na vida deste meu amigo. Mas um dia, enquanto eu estava tomando banho, a ficha caiu e percebi que não dava mais pra fugir de Jesus. Dali em diante passei a me esforçar por conhecer e viver a verdade segundo as Escrituras.

Blog Anti-Religiosidade: Qual foi a experiência mais radical que você teve em sua caminhada no Evangelho?
Pr. Ariovaldo Jr.: Como vivi minha adolescência em meio à cultura underground, as experiências mais espetaculares que vivi foram evangelizando neste meio. Durante vários anos vivi entre bandas e shows. E é nestes lugares que Deus foi realizando milagres e trazendo pessoas. Hoje somos uma Igreja de gente que é fruto deste trabalho. E já temos 10 anos de Igreja plantada e 17 de projeto como um todo. 

Blog Anti-Religiosidade: Como surgiu a idéia da Bíblia FreeStyle e no que consiste a mesma?
Pr. Ariovaldo Jr.: A ideia mesmo surgiu ainda nos anos 90, mas não havia condições técnicas de torná-la realidade. Em janeiro de 2013 resolvi fazer um site pra divulgar alguns rascunhos que eu tinha. Acabou que a reação das pessoas me surpreendeu. Era pra ser apenas um blog esquecido no canto da Internet. Mas se tornou uma ferramenta evangelística de peso. A BFS (Bíblia FreeStyle) consiste em uma paráfrase das Escrituras. Eu adapto cada texto conforme a linguagem popular contemporânea.

Blog Anti-Religiosidade: O que tem no seu quarto ou escritório?
Pr. Ariovaldo Jr.: Computadores, iluminadores, microfones, tripés, câmeras, muitos fios, uma mesa bagunçada, um sofá e muitos livros.

Blog Anti-Religiosidade: Qual personagem bíblico que considera mais parecido com você?
Pr. Ariovaldo Jr.: Essas comparações nem sempre são justas. Vão me chamar de arrogante! hahaha... mas eu me identifico com João Batista.

Blog Anti-Religiosidade: Você se considera um cristão evangélico protestante?
Pr. Ariovaldo Jr.: Sim, sou pastor de uma Igreja evangélica de base reformada (e por isso, protestante).

Blog Anti-Religiosidade: O que é ser um cristão autêntico na sociedade de hoje?
Pr. Ariovaldo Jr.: É expressar com fidelidade os valores do Reino de Deus sem se corromper com a cultura que nos cerca.

Blog Anti-Religiosidade: Você sofre ou já sofreu preconceito de alguma forma?
Pr. Ariovaldo Jr.: Principalmente de crentes. Quem é de fora geralmente está mais aberto ao "diferente".

Blog Anti-Religiosidade: Qual é a sua visão quanto a religiosidade? Uma pessoa pode ser religioso sem ter religião?
Pr. Ariovaldo Jr.: Religiosidade é o conjunto de coisas que fazemos no automático sem discernir os porquês. Minha religião é o Corinthians. Seguir a Deus é convicção pura.

Blog Anti-Religiosidade: Qual é a sua posição política?
Pr. Ariovaldo Jr.: Já oscilei em todos os extremos possíveis. Sinceramente não vejo diferença entre os lados. Estou do lado do pobre, do que sofre, do oprimido. Mas não do vagabundo!

Blog Anti-Religiosidade: Você acha que cristão deve se envolver na política de uma forma geral?
Pr. Ariovaldo Jr.: Política é a arte de harmonizar a vida em sociedade. Um cristão deve se envolver sim, mas revelando a ética que o mundo desconhece. Se for pra cair na ladainha das "bancadas evangélicas", melhor que nem perca tempo.

Blog Anti-Religiosidade: Qual é a palavra que você dá aos que estão na religiosidade e legalismo?
Pr. Ariovaldo Jr.: Leiam, questionem, pensem! Não aceitem verdades prontas sem a devida reflexão. A verdade está em Cristo, e Ele é uma pessoa, não um dogma.

Marcos Martins
Email: marpamartins@gmail.com